Coletas – Esatta – Análises Clínicas

ACESSE SEUS RESULTADOS

Coletas

A correta coleta do material biológico, a ser analisado, é um passo muito importante para garantir a qualidade dos exames. Para isso devemos respeitar e seguir a orientação dada pelo laboratório para a coleta de cada tipo de material. Seguir a orientação correta garante a qualidade do seu resultado, garantindo ao paciente e ao médico um diagnóstico mais preciso.

Exame de sangue

• SANGUE: 8 ou 12 horas de jejum ou conforme orientação médica

Urina de 24 horas

• Ao levantar pela manhã, deve desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário.
  • A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções.
  • Armazene toda a urina colhida em recipiente descartável ou garrafas vazias de água mineral. Não usar outra embalagem.
  • Se a quantidade de urina for maior do que o frasco comporta, use frascos adicionais (quantos forem necessários), para conter todo o volume de 24 horas.
  • Na manhã seguinte, deve-se coletar toda a urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao horário que desprezou a 1° micção da véspera.
  • Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual.
  • Todo o volume urinário coletado nas 24 horas deverá ser encaminhado ao laboratório logo após ser retirado do refrigerador.

OBS: Para alguns exames o frasco fornecido pelo Laboratório, deverá conter um líquido, cuja função é de conservar a urina, não devendo, portanto ser desprezado.

Urina

• Urina: a correta coleta de urina é feita em frasco fornecido pelo laboratório. A amostra ideal é a primeira da manhã, por ser esta, uma urina mais concentrada. Antes da coleta é necessária uma higiene na região genital, a fim de eliminar bactérias e outros interferentes que possam estar na pele. Após a higienização da região genital, o primeiro jato da micção deve ser desprezado no vaso sanitário, e uma quantia de urina deverá ser recolhida no frasco fornecido pelo laboratório. Essa urina deverá ser encaminhada ao laboratório o mais breve possível. Em casos de urgência, recomenda-se que o paciente tente ficar sem urinar pelo menos quatro horas antes de coletar a amostra.

Fezes

• COPROCULTURA: No caso de fezes coletadas em casa a amostra deve ser mantida em temperatura ambiente e a entrega no laboratório deve ocorrer em no máximo 2 horas
  • EPF/ PESQUISA DE SANGUE OCULTO:  Defecar em vasilhame limpo e seco e manter refrigerado até o envio ao laboratório, o mais breve possível.

Espermograma

• Não manter relação sexual/ masturbação por 3 dias antes da coleta;
  • Urinar antes da coleta do esperma;
  • Lavar as mãos e o pênis com sabonete neutro;
  • Por meio de masturbação depositar o volume total ejaculado dentro do pote fornecido pelo laboratório;
  • Proibido usar lubrificante, coletar por meio de coito interrompido, usar preservativo;
  • Entregar no máximo 30 min após coletar e em temperatura ambiente.
  • Proibido refrigerar a amostra ou deixar o frasco em contato com superfície fria.

EQU – Exame qualitativo de urina

Urina de jato médio – adultos mulheres:

• De preferência, coletar a primeira urina da manhã. Caso isso não seja possível, coletar após retenção mínima de 2 a 3 horas;
  • Fazer uma higiene;
  • Retirar o excesso de sabonete com água;
  • Secar a região com toalha limpa, toalha de papel descartável ou gaze;
  • Abrir o frasco somente no momento da coleta;
  • Afastar os grandes lábios e iniciar a micção desprezando o primeiro jato urinário;
  • Sem interromper a miccção, coletar o jato médio diretamente no frasco de coleta estéril;
  • Levar o frasco imediatamente ao laboratório ou mantê-lo refrigerado por até 2h.

Urina de jato médio – adultos homens:

• Retrair o prepúcio e fazer uma higiene;
  • Retirar o excesso do sabonete lavando a região com água;
  • Secar a partir da uretra com toalha limpa, toalha de papel descartável ou gaze;
  • Abrir o frasco somente no momento da coleta;
  • Iniciar a micção desprezando o primeiro jato urinário;

PSA total e PSA livre

• Jejum 8 horas
  • Não ter ejaculação (relação sexual) nas últimas 48 horas;
  • Não ter feito exercício físico intenso nas últimas 48 horas;
  • Não ter feito atividade física realizada em bicicleta, moto ou andar a cavalo nas últimas 48 horas;
  • Não ter usado supositório nos últimos 3 dias;
  • Não ter recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal nos últimos 3 dias;
  • Não ter realizado ultra-sonografia transretal nos últimos 7 dias;
  • Não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;
  • Não ter realizado estudo urodinâmicos nos últimos 21 dias;
  • Não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias;

Observação: Em clientes que tenham feito prostatectomia total (retirada total da próstata), o preparo não é necessário.

CONVÊNIOS

Atualmente, o Laboratório Esatta atende particular e pelos seguintes convênios.

1 de novembro de 2019

Novembro Azul 2019