Coletas – Esatta – Análises Clínicas

ACESSE SEUS RESULTADOS


Coletas

A correta coleta do material biológico, a ser analisado, é um passo muito importante para garantir a qualidade dos exames. Para isso devemos respeitar e seguir a orientação dada pelo laboratório para a coleta de cada tipo de material. Seguir a orientação correta garante a qualidade do seu resultado, garantindo ao paciente e ao médico um diagnóstico mais preciso.

Jejum para exame de sangue

  • O tempo de jejum é variável de acordo com o exame solicitado. Portanto, é importante contatar o laboratório para se informar do tempo correto de jejum, de acordo com os exames solicitados pelo médico. Alguns exames exigem 12 horas de jejum, outros 8 horas, assim como temos exames que podem ser realizados sem a necessidade de jejum. Nos casos de precisar de jejum, somente a ingesta de água é permitida. Se você está habituado a tomar algum medicamento durante a manhã, tome-o com ÁGUA. É muito importante que você não mude os horários do seu medicamento. Se você esquecer e pela manhã tomar um cafezinho, não engane a si mesmo dizendo estar em jejum. Uma pequena quantidade de açúcar pode modificar muito o exame. Para esclarecimento de dúvidas ou para receber orientações sobre sua coleta, contate o laboratório.

Urina de 24 horas

  • Urina de 24 horas: Para esse exame e necessário que se retire no laboratório o frasco específico para coletar a urina. É obrigatória a coleta de exatas 24 horas de produção urinária. Nada dessa urina pode ser perdida ou desprezada. Para que isso aconteça, o paciente deve proceder da seguinte forma: Esvaziar a bexiga no vaso sanitário. Nesse momento inicia-se a contagem das 24 horas. Supondo que o paciente fez essa micção no vaso às 8 horas da manhã, à partir desse momento, todas as micções deverão ser feitas dentro do frasco, até o outro dia, nesse mesmo horário, ou seja, às 8 horas, totalizando 24 horas de recolhimento de urina. A última urina deve ser feita dentro do frasco coletor.  Entre uma micção e outra, o frasco deve ser mantido sob refrigeração.

Urina

  • Urina: a correta coleta de urina é feita em frasco fornecido pelo laboratório. A amostra ideal é a primeira da manhã, por ser esta, uma urina mais concentrada. Antes da coleta é necessária uma higiene na região genital, a fim de eliminar bactérias e outros interferentes que possam estar na pele. Após a higienização da região genital, o primeiro jato da micção deve ser desprezado no vaso sanitário, e uma quantia de urina deverá ser recolhida no frasco fornecido pelo laboratório. Essa urina deverá ser encaminhada ao laboratório o mais breve possível. Em casos de urgência, recomenda-se que o paciente tente ficar sem urinar pelo menos quatro horas antes de coletar a amostra.

Fezes

  • Os frascos de coleta de fezes são fornecidos pelo laboratório. As fezes podem ser colhidas a qualquer hora do dia e encaminhadas ao laboratório. Em caso que o paciente consiga coletar a amostra à noite, essa amostra poderá ser encaminhada ao laboratório no outro dia, desde que fique armazenada em local refrigerado. Alguns exames como coproculturas, leucócitos fecais, ph fecal, pesquisa de substâncias redutoras nas fezes, dentre outros, exigem amostras de fezes recentes. Na dúvida, entre em contato com o laboratório para receber a orientação correta para garantir a qualidade de sua amostra.

CONVÊNIOS

Atualmente, o Laboratório Esatta atende particular e pelos seguintes convênios.

BLOG

1 de novembro de 2019

Novembro Azul 2019

Copyright - Todos os direitos reservados